O Estudio Produssom oferece estrutura completa para produções de todos os portes. Caso seja sua primeira vez em estudio, Leia o tutorial abaixo onde esclarecemos algumas duvidas comuns.
1- Quando devo gravar minha musica?
Apesar de ser algo pessoal, indicamos entrar em estudio para gravar quando estiver com os arranjos definidos e um bom entrosamento entre os musicos.
2- Tenho minhas musicas, mas não tenho uma banda. O que fazer?
Entre em contato conosco e indicaremos um produtor musical que cuidará dos arranjos e contratará os musicos para executarem a sua gravação.
3- Quais os processos de gravação usados por profissionais?
Profissionais do meio fonográfico geralmente dividem o processo de registro em: pré-produção, gravação, mixagem e masterização.
4- Quais opções tenho para registrar minha musica?
Caso você tenha uma banda as opções são: “Ao vivo”; com todos os integrantes tocando ao mesmo tempo e “Multipistas”; Onde um musico por vez registra seu instrumento.
5- O que é Gravação multipistas?
É um método de gravação de som que permite registar múltiplas fontes sonoras separadamente para depois as unir. É a forma mais comum de gravar música na atualidade.
6- Como funciona a gravação “ao vivo”?
A gravação “ao vivo” registra todos os instrumentos ao mesmo tempo, porém em ambientes controlados e em canais separados para evitar ao máximo vazamentos que possam prejudicar a mixagem e masterização da musica.
7- Preciso fazer pré-produção da minha musica?
A pré-produção é adotada por produtores musicais e gravadoras para analisar o potencial e impacto pretendido para determinados segmentos comerciais na industria da musica. Caso sua banda esteja em duvida sobre o arranjo a pré produção pode ser muito útil.
8- Preciso levar instrumentos?
Depende do que você combinar previamente. Temos instrumentos que podem ser locados para ensaios e gravações. Caso for usar o seu instrumento pessoal, certifique-se que esteja com cordas/peles novas e a parte elétrica revisada.
9- Qual é a melhor opção para minha banda, “ao vivo” ou “multipistas”?
Alguns estilos como o Jazz por exemplo tem por tradição o método “ao vivo” registrando a performance em um mesmo ambiente, vazamentos são propositais e é o que dá a característica peculiar do estilo. Uma grande vantagem do formato “ao vivo” é a economia de tempo em relação a horas contratadas. Caso sua banda esteja entrosada o processo é mais rápido. Já no formato multipistas gravamos geralmente nesta ordem; bateria, contra-baixo, cordas, teclados, sopros, efeitos e por ultimo vocal e beck vocal. Uma das grandes vantagens é poder gravar quantas vezes forem necessárias ou corrigir trechos específicos. Na próxima etapa que é a “mixagem” a sonoridade “multipista” pode ser manipulada de maneiras infinitas até atingir o resultado almejado.
10- Não estou seguro sobre o arranjo da minha musica, vocês ajudam ou preciso contratar um produtor?
Ajudamos sim, todo o processo de registro da sua musica será acompanhado por um técnico. A função do técnico de gravação é cuidar para que tudo esteja funcionando perfeitamente, deixando para o musico todo conforto e liberdade de criação. Os técnicos geralmente são músicos e podem opinar sobre os arranjos caso você ache pertinente. Agora se a sua duvida em relação ao arranjo for algo complexo podemos indicar os serviços de um produtor musical que fará as mudanças junto a banda de acordo com a proposta artística e comercial.
11- Qual software de gravação vocês usam?
Pro Tools. É uma plataforma segura e usada mundialmente em 90% das produções fonográficas. Caso você comece a gravação em um estudio e queira finalizar em outro, sendo este um estudio profissional, certamente terá o Pro Tools como plataforma. Basta levar o projeto aberto em mídia ou HD e a sua sessão será visualizada com todas as opções de trabalho.
12- O que posso melhorar na mixagem?
A mixagem tem a função de balancear os volumes dos instrumentos, equalizar individualmente buscando frequências especificas e aplicar efeitos sonoros via plug-ins e processadores de áudio externos. Alguns plug-ins podem corrigir imperfeições ou performances mal executadas, mas o ideal é gravar o mais próximo possível do resultado almejado e usar os plug-ins como ferramenta de criação e não de correção.
13- Para que serve a Masterização?
A função básica da masterização é deixar o volume e pressão sonora da sua musica compatível com o padrão radiofônico exigido pelo mercado. Neste processo também entregamos a musica em todos os formatos necessários para prensagem, duplicação ou divulgação virtual como Wave24bits, 16bits, MP3 e etc.
14- Assim que finalizar minhas musicas gostaria de ter um CD em mãos para divulgação. Vocês fazem isso?
Sim, oferecemos duplicagem de CDs e DVDs para quantidades médias e pequenas com arte inclusa e ensaio fotográfico. Peça um orçamento.
15- Alguma dica para marinheiros de primeira viajem?
Sim, tente chegar no horário marcado e evite agendar poucas horas de gravação. O processo de criação é lento e exige que os músicos estejam a vontade para obter o rendimento almejado. Em musica não existe regra, o importante é você estar a vontade fazendo o que gosta e acredita. Oferecemos as ferramentas, o resto é com você.
Aproveite ao máximo.
Atenciosamente: Equipe Produssom.